ERP: um sistema automatizado de gestão empresarial eficiente

No início as informações eram armazenadas em pastas de papelão, depois nos disquetes, CDs, DVDs, HDs internos e externos e, encontrar uma informação específica ou produzir um relatório se tornava uma jornada épica, que poderia durar dias. Mas tudo isso ficou no passado com a possibilidade de utilizar um sistema automatizado de gestão empresarial.

Com esses sistemas se tornou possível centralizar as informações de diversos setores e disponibilizar o acesso em tempo real e de maneira remota a todas as funcionalidades e dados, otimizando os processos e proporcionando tomadas de decisões mais efetivas e rápidas.

Além dos ganhos em produtividade, organização e performance, adotar a gestão automatizada ajuda na redução de custos variados dentro da empresa, pois ele dá uma visão ampla e assertiva de estoques e reduz o tempo de espera por relatórios e informações, que podem ser cruciais para realizar boas negociações.

O que é um sistema automatizado de gestão empresarial?

Um sistema automatizado de gestão empresarial, também conhecido como ERP, é uma solução digital abrangente capaz de integrar, gerenciar e automatizar todos os processos e funcionalidades administrativas e operacionais de uma organização.

Por meio de um sistema de ERP as empresas conseguem controlar e monitorar as principais operações, como estoques, vendas, recursos humanos, finanças e segurança e ter acesso a relatórios em tempo real, que agilizam a tomada de decisão.

Benefícios do uso de sistemas ERP

O uso de softwares na automação da gestão empresarial, principalmente os que possibilitem personalização conforme os processos internos e necessidade do negócio, é muito benéfico tanto para os colaboradores quanto para os gestores. E existem 4 benefícios que não passam despercebidos quando a empresa possui uma gestão automatizada.

Flexibilidade

Os sistemas ERP são muito flexíveis e versáteis, permitindo sua adaptação a diferentes processos e necessidades de negócio. A capacidade de adaptação a diferentes ambientes e sistemas permite que as empresas implementem processos mais eficientes, de forma a obter melhores resultados.

Visibilidade

Um sistema ERP permite uma visão em tempo real de todas as áreas da empresa. Isso significa ver o que está a acontecer em todas as áreas, desde o RH até o estoque. Além disso, os relatórios gerenciais podem ajudar a tomar decisões mais assertivas.

Redução de custos

Investir em um sistema ERP pode ajudar a reduzir os custos operacionais da empresa. Ele elimina a necessidade de diversos aplicativos separados, reduzindo assim os custos totais. Além de permitir que as empresas gerem os seus processos com maior eficácia.

Eficiência

Os sistemas ERP são projetados para ajudar a gerir as operações de maneira mais eficiente, o que resulta numa maior produtividade. Eles automatizam muitas das tarefas de negócios, permitindo que a empresa se concentre nos elementos essenciais. Permitem monitorar o progresso da empresa com mais precisão e tomar decisões mais inteligentes.

Principais sistemas de gestão empresarial do mercado

  • SAP
  • Sankhya
  • TOTVS Protheus
  • Omie
  • Microsoft Dynamics 365
Tela do sistema de ERP da SAP – Foto: Reprodução/SAP

A diferença entre ERP e CRM

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de planejamento de recursos empresariais que permite às empresas gerenciar operações como finanças, contabilidade, logística e produção. Ele ajuda as empresas a gerenciar os processos empresariais com ênfase nos recursos eficientes que melhoram a produtividade.

Já o CRM (Customer Relationship Management) é um sistema que permite às empresas monitorar a experiência dos clientes, controlar as interações, obter informações sobre eles e criar estratégias de marketing. É projetado para ajudar a melhorar a satisfação do cliente, aumentar os lucros e redefinir a experiência de compra.

Os ERPs mais populares e robustos do mercado possuem um CRM integrado, o que facilita os processos e a obtenção de informações por todos os setores da empresa.

Vantagens do sistema automatizado de gestão empresarial

Uma das principais vantagens de um ERP é a capacidade de fornecer um visual abrangente dos processos e atividades dentro da empresa. Por meio dele a empresa pode monitorar suas operações e processos internos em tempo real.

Com um sistema ERP dados e processos de diferentes setores são integrados em um único sistema, tornando mais fácil para os usuários acessarem, manipularem e relacionarem dados de diferentes áreas da empresa. O que possibilita a produção de relatórios mais precisos em menos tempo.

Outro benefício da gestão empresarial automatizada é a capacidade de agilizar processos. Com a automação de processos e operações, os funcionários podem se concentrar nas tarefas mais importantes e aumentar a produtividade da empresa em geral.

Através do uso de sistemas ERP os usuários podem trabalhar de maneira dinâmica, flexível e eficiente, tendo acesso às informações a qualquer hora, de qualquer lugar. Ele é uma das ferramentas essenciais para as empresas que adotam, ou pretendem adotar, o modelo de trabalho híbrido.

Além disso, os sistemas ERP oferecem recursos completos para controlar as finanças da empresa. Eles podem ajudar a monitorar receitas, despesas, fluxo de caixa, pagamentos, contas a pagar, contas a receber, faturamento e outros.

Depois de implementar um sistema ERP, a empresa também pode aumentar a satisfação do cliente, pois ele oferece a capacidade de rastrear pedidos, trabalhar com estoques de forma eficiente e melhorar os processos de entrega.

ERPs possibilitam redução de custos e ganhos de produtividade

O uso de sistemas ERP como suporte às atividades administrativas é indispensável nos dias de hoje. Seus benefícios são muitos e se relacionam tanto às questões de melhoria da eficiência operacional quanto de melhoria da satisfação dos colaboradores.

Para os gestores, estes sistemas garantem maior assertividade nas tomadas de decisão, visibilidade do negócio, mobilidade no gerenciamento de processos e maior controle de custos. Para os colaboradores, os sistemas favorecem a experiência de uso, eliminando horas de trabalho manual, além de proporcionar maior colaboração entre as diversas áreas da empresa.

Por esses e outros motivos, podemos afirmar que os sistemas ERP são fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, principalmente aquelas onde os processos são complexos e o fluxo de informações é elevado.

Ainda tem dúvidas sobre a necessidade de implantação de sistemas ERPs? Deixe nos comentários que iremos te ajudar.

Compartilhe:

Veja mais conteúdos como este